Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Três homens e um destino

Lucas 5:8 - E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.

Lucas 5:13 - E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele.

Lucas 5:20 - E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados.


Fico encantado com a palavra de Deus, e Lucas 5 é um desse textos onde Jesus Cristo mostra o seu poder de maneira diferente, com pessoas diferentes e com apenas um propósito, mostrar que ele cura a nossa principal necessidade humana: a carência de atenção.

Começo falando de Simão Pedro, o famoso “PEDRÃO”, homem sangüíneo, que demonstrou seu amor por Jesus diversas vezes. Ele ainda não conhecia a Jesus, mas estava no seu barco junto com outros dois futuros discípulos, Tiago e João.

Tinham passado a noite trabalhando e nada pegaram. Imagino como não foi a noite – João lança a rede desse lado. Tiago rema mais para a esquerda. Eu sei o que estou fazendo!!! – e chega a manhã  e nada conseguiram trazer.

Mas naquele dia diz a palavra que Jesus estava no meio da multidão e Ele viu os dois barcos parado. Entrou no de Pedro, pediu para Pedro afastar-se um pouco da margem, pregou para a multidão, mas não posso esquecer, pregou para Pedro também. Pedro naquele momento era um espectador vip, estava assistindo a Jesus de camarote, ouviu as palavras de salvação e provavelmente ficou maravilhado.

Jesus disse para Pedro: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E Pedro respondeu: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.

O fim dessa história já sabemos, o barco quase veio a pique, os outros tiveram que ajudar e Pedro se arrependeu dos seus pecados e se tornou um pescador de homens.

Ainda nesse capítulo um homem tomando de lepra se prostra diante de Jesus disse: Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me.

E de forma objetiva Jesus o TOCOU e disse: Quero, sê limpo.

Já no fim do capítulo 5 um homem foi transportado até Jesus, ele estava paralítico em uma cama, mas a multidão era tanta que tiveram que descer esse paralítico pelo telhado da casa.

Jesus vendo tamanha fé daqueles homens disse para o paralítico: Homem, os teus pecados te são perdoados.

Mas os fariseus questionavam dizendo que Jesus blasfemava pois quem era ele para perdoar pecados.
Foi quando Jesus manifestou a sua glória diante dos homens e disse: Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.
Um pescador, um leproso e um paralítico.

O que esses homens tem em comum?
Pedro estava desiludido por uma noite mal sucedida de pescaria, por uma vida de pecado, por um coração vazio e sem esperança.
Ele encontrou Jesus que primeiro supriu a necessidade de sua alma, dando a palavra de esperança dentro do barco. Depois suprindo a sua necessidade humana, mostrando que só Ele é quem pode realizar os nossos propósitos. Deu a Pedro e aos demais um barco cheio da provisão de Deus.

Um leproso, excluído pela sociedade, marcado por um sino que por onde passava mostrava que por ali estava passando um ser impuro. Impuro e que ninguém podia tocar.

Ele encontrou Jesus, sabe-se lá como, pois um leproso não poderia estar ali no meio da multidão, pois todos iriam reprimir ele, mas ele estava ali para ficar junto do mestre.

Jesus fez o que ninguém podia fazer, tocou no leproso, mostrou para ele que Ele o tocou pois ele sabia o que ele precisava. O toque foi maior que a cura.

Um paralítico, precisando da ajuda de outros, sendo carregado para a presença do mestre, não se sabe do porque esse homem estava naquela situação, mas na frente do mestre recebeu a principal palavra, seus pecados são perdoados. Tenho certeza que era o que esse homem precisava ouvir, mas Jesus foi além fez o paralítico levantar.

Talvez você se encontre como Pedro, desiludido, chateado, frustrado, posso te dizer: Deixe Jesus entrar no seu barco e mostrar para você o quanto Ele é grande, pois como diz a palavra que Jesus estava no meio da multidão e ainda assim viu a Pedro.

Ele está vendo você e a sua frustração, mas não se preocupe ele vai entrar no seu barco.

Ou talvez você seja como o leproso, as pessoas olham para você e te condenam, te humilham, você está marcado com a lepra do pecado. Mas Jesus quer tocar em você e te curar.

Se prepare para o toque de Jesus.

Ou você está como o paralítico, parado na sua vida, espiritual, material, profissional, amorosa, não importa. O que importa que Ele é que vai te levantar

Três homens e um destino, o encontro com a Vida.




2 comentários:

  1. A paz meu irmão, admiro mto os irmãos que tem um blog cristão e evangelizam assim pela web, q é uma forma muito válida nos dias de hoje. vou te seguir aqui, sempre que possivel passo por aqui, nao deixe de visitar os quadrinhos cristão, tambem, heheh
    abraços
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Ele está vendo você e a sua frustração, mas não se preocupe ele vai entrar no seu barco.

    As vezes me sentia assim, só Deus pra nos ajudar a ver q precisamos ver com os olhos da fé,
    fica com Deus.

    ResponderExcluir